Páginas

Manual de Sobrevivência - 2

Manual de Sobrevivencia

Sempre alerta!! - Aprenda a fazer nó

Manual Curso Técnico- Nós e Amarras

Como se proteger de um Tsunami

Aprenda sobre o perigo em potencial. É importante saber se você vive ou não em um local que potencialmente pode ser afetado por tsunamis. Você corre algum risco se:

Sua casa, escola ou local de trabalho for em uma região costal, próxima ao mar.

A elevação de sua casa, escola ou local de trabalho for ao nível do mar ou relativamente baixa e com terreno levemente ondulado ou plano. Se não souber a elevação do local, tente descobrir. Algumas autoridades usam a elevação como indicador de aviso.

Existem sinais que indiquem que sua área é propensa a tsunamis (como na foto acima).

Suas autoridades locais têm informações sobre o potencial de tsunamis.

Barreiras naturais como os mangues foram removidos para o desenvolvimento.



A região já foi atingida por tsunamis no passado (pesquise na biblioteca ou no arquivo público). A FEMA tem um síte que permite pesquisa online sobre inundações costais: Mapping Information Platform.
Sua casa, escola ou local de trabaho não são a prova de tsunamis.

Prepare-se antes. Se sua pesquisa indicar risco, prepare um plano de evacuação e um kit de segurança.

Prepare seu kit de segurança: Veja nos Materiais Necessários. Comida, água e um kit de primeiros socorros formam o básico. Mantenha o kit de segurança em um local óbvio, conhecido a todos do edifício, e fácil de acessar durante uma emergência. Pode ajudar deixar uma capa de chuva para cada pessoa perto do kit.

Prepare o plano de evacuação: um plano de evacuação deve estar pronto para ser usado. Ao criar um, pense em sua família, local de trabalho, escola e a comunidade em geral. Se nada estiver sendo feito, tome a iniciativa para fazer o plano de evacuação e insista que as autoridades locais participem. A falta de um plano de evacuação e os avisos locais aumentam as vulnerabilidades de sua comunidade.Estas coisas fazem parte de um bom plano de evacuação:

Discuta com su afamília, vizinhos e colegas de trabalho sobre como fazer a evacuação.

Pratique para ver se todos os membros da comunidade entendem o que fazer durante uma evacuação.

Faça um plano que garanta uma contagem de todos os membros da comunidade. Prepare para assistir as pessoas com necessidades especiais.

Veja se os sinais de aviso e de evacuação são compreendidos pela comunidade - distribua panfletos ou faça palestras para que todos estejam alerta.

Lembre-se de preparar rotas de fuga seguras no caso de um terremoto destruir a infraestrutura de trânsito, bloqueando algumas saídas.

Veja que tipos de abrigos podem existir nas zonas de evacuação; será que é necessário construir estes abrigos?