Páginas

Bugarach - Um bom lugar para o fim

Se você espera pelo fim do mundo e acreditava que a aldeia francesa de Bugarach poderia ser a salvação, é melhor desistir de fazer a viagem. Em primeiro lugar porque o fim do mundo é já amanhã, sexta-feira, dia 21 de dezembro, e provavelmente não chegará a tempo. Em segundo lugar porque o mundo correu para Bugarach, que perdeu a pacatez necessitou até de acesso condicionado pela polícia.

A pequena aldeia de Bugarach, no sul da França, tem atraído a atenção de uma agência do governo para supervisionar as seitas por causa da massa constante de pessoas que visitam ele acredita ser o único lugar no mundo que vai sobreviver ao apocalipse em 2012 .



Bugarach, com uma população de apenas 200 habitantes, sempre foi considerada mágica, em parte por causa do que os locais definidos como uma "montanha de cabeça para baixo", onde camadas de rochas de cima são mais velhos do que a base.

Na Internet há inúmeros mitos sobre o lugar: a montanha é cercada por uma força magnética, que é o sítio de uma base alienígena escondido que contém um acesso subterrâneo para outro mundo.


A presença de enviados de veículos de imprensa tem incomodado muitos moradores, que dizem não entender tanta movimentação por um simples rumor que correu a internet. Outros vão além, embora se neguem a fornecer sua identidade, e apontam interesses econômicos, graças à venda de propriedades que houve na região devido a esse assunto.

Por enquanto, a assembleia de Bugarach exibe um letreiro em sua porta que anuncia que estará fechado em 21 de dezembro, sem definir no entanto se para pôr ordem na esperada chegada de visitantes ou para não desperdiçar as últimas horas de existência.



As autoridades decidiram fechar os acessos à montanha como medida de prevenção e já é visível a presença de policiais fazendo ronda nas estradas e nos principais caminhos que levam ao topo do pico de Bugarach.

Ninguém poderá ficar perto do topo e as únicas caravanas que, por enquanto, ocupam os estacionamentos da cidade são de veículos de comunicação deslocados toda a semana para acompanhar o evento.

A prefeitura já começou a delimitar uma região que será destinada ao estacionamento da imprensa, já que o Escritório de Turismo de Pays de Couiza informa sobre a presença de mais de 150 jornalistas na próxima sexta-feira.

Por enquanto, um dos moradores mais animados é o dono de um restaurante da cidadezinha, que pendurou um letreiro vermelho de grandes dimensões em que convida a degustar seus pratos, lembrando que "o fim do mundo está aí".