Páginas

Como funcionam os geradores de energia?

Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica (diz-se também, impropriamente, máquina geradora de eletricidade ---eletricidade não é uma grandeza física, é um ramo da Física). 

O funcionamento dessas máquinas se baseia ou em fenômenos eletrostáticos (como no caso do gerador Van de Graaff), ou na indução eletromagnética (como no caso do disco de Faraday). Nas aplicações industriais a energia elétrica provém quase exclusivamente de geradores mecânicos cujo princípio é o fenômeno da indução eletromagnética (e dos quais o disco de Faraday é um simples precursor); os geradores mecânicos de corrente alternante são também denominados alternadores; os geradores mecânicos de corrente contínua são também denominados dínamos. Vale, desde já, notar que: "dínamo" de bicicleta não é dínamo e sim 'alternador'.

Biodiesel - Conhecendo melhor

Os óleos vegetais e as graxas animais são triglicéridos, quer dizer, contem glicerina. Este processo transforma os óleos em ésteres, separando a glicerina, que fica depositada no fundo do recipiente. O biodiesel pode se separar com um sifão porque flutua por cima.

Esta reação química se chama transesterificação. Consiste em substituir a glicerina do óleo por outro álcool (metanol) utilizando soda cáustica como catalisador.

Nos usamos metanol para fazer metilésteres. Preferiríamos usar etanol porque a maior parte do metanol procede de combustíveis fósseis (ainda que também pode se obter da biomassa, por exemplo da madeira), enquanto que o etanol procede das plantas e podes destilá-lo você mesmo, mas a produção de biodiesel é mais complicada com etanol. 

O etanol (o álcool etílico, C2H5OH) também tem vários nomes bem conhecidos, como vino, cerveza, vodka..., mas O METANOL É UN VENENO MORTAL: primeiro te deixa cego, depois te mata, e não faz falta muita quantidade. Tarda umas horas em te matar, podes sobreviver se recebes tratamento médico a tempo. Não te desanimes, é fácil trabalhar de forma segura. Todo o que explicamos aqui é seguro se si faz bem.

O metanol também é chamado de álcool metílico, álcool de madeira, espirito da madeira , metil hidrato, carbinol, espíritos coloniais, metilol, metil hidróxido, hidroximetano, monohidroximetano, ou MeOH (CH3OH o CH4O) -- todos são o mesmo. Mais, de forma confusa, "metilcarbinol" o "metil carbinol" se usa tanto para o metanol como para o etanol.
O álcool etílico desnaturalizado (95% etílico, 5% metílico) e o álcool isopropílico não servem para produzir biodiesel.

A base alcalina (catalisador) pode ser hidróxido de sódio (soda cáustica, OHNa) o hidróxido de potássio (OHK), que é mais fácil de usar, e pode proporcionar fertilizante de potássio como subproduto. O hidróxido de sódio é mais fácil de conseguir y mais barato. Com o hidróxido de potássio o processo é o mesmo, mas tem que usar 1,4 vezes mais quantidade que com o hidróxido de sódio. Podes comprar KOH a provedores de produtos para a fabricação de sabão ou provedores de produtos químicos. Outros produtos como o álcool isopropílico (isopropanol) para a titulação, também podem se comprar a provedores de produtos químicos.

ADVERTENCIA: A soda (seja NaOH ou KOH) é perigosa. Não pode cair nem nos olhos nem na pele, não respires seus vapores , e mantenha afastada dos alimentos e das crianças. A soda cáustica reage com o alumínio, o cobre e o zinco. Utiliza para o metóxido recipientes de vidro, esmalte, acero inox ou HDPE (polietileno de alta densidade).

Projeto "The Colony"

Seria possível sobreviver e superar as consequências devastadoras de uma catástrofe que dizimasse grande parte da população mundial? Discovery Civilization põe, mais uma vez, essa questão à prova na nova temporada de A COLÔNIA (THE COLONY), que será apresentada, sem intervalos comerciais, a partir de 30 de março, às 21h.




site do projeto:
http://dsc.discovery.com/tv/colony/

Bomba de pulso eletromagnético

Possivelmente os Estados Unidos tenham armas PEM no seu arsenal, embora não se saiba de que tipo elas são. Boa parte das pesquisas sobre PEM nos Estados Unidos vêm sendo feitas no campo das microondas de alta potência (MAP).  Há muita especulação entre os jornalistas sobre se elas existem de verdade e se tais armas poderiam ser usadas em uma guerra com o Iraque.
É bastante provável que as bombas eletromagnéticas de MAP dos Estados Unidos não sejam bombas propriamente ditas. Provavelmente elas se pareçam mais com fornos microondas superpotentes, capazes de gerar feixes concentrados de energia de microondas. Uma possível aplicação consistiria num dispositivo MAP instalado em um míssil de cruzeiro, o qual teria, assim, poder para danificar alvos terrestres do alto.
Essa é uma tecnologia cara e avançada, portanto, fora do alcance de forças militares que não dispõem de uma quantidade considerável de recursos. Mas este não é o fim da história das bombas eletromagnéticas. Utilizando suprimentos baratos e conhecimentos rudimentares de engenharia, organizações terroristas poderiam facilmente construir um perigoso dispositivo de bomba eletromagnética.
No final de setembro de 2001, a revista Popular Mechanics (em inglês) publicou um artigo descrevendo esta possibilidade. O artigo tratava especificamente das bombas de gerador de compressão de fluxo(FCGs), as quais datam da década de 50. A concepção deste tipo de bomba eletromagnética, ilustrada abaixo, é razoavelmente simples e potencialmente barata; o desenho conceitual dessa bomba provém de relatório (em inglês) escrito por Carlo Kopp (em inglês), um analista militar e, já faz algum tempo que está amplamente disponível ao público, mas ninguém seria capaz de construir uma bomba eletromagnética valendo-se apenas desta descrição.
A bomba consiste em um cilindro metálico (chamado de armadura) envolvido por uma bobina de fios (o estator). O cilindro do induzido é preenchido com explosivos de alta potência e todo o dispositivo está alojado dentro de um robusto invólucro. O enrolamento do estator e o cilindro do induzido são separados por um espaço vazio. A bomba possui ainda uma fonte de energia, como um banco de capacitores, que pode ser ligada ao estator.
A sucessão de eventos abaixo descreve o que acontece quando a bomba é detonada:
  • um contato liga os capacitores ao estator fazendo passar uma corrente elétrica através dos fios, gerando assim um campo magnético de alta intensidade;
  • um mecanismo de espoleta detona o material inflamável, deflagrando uma explosão que viaja como uma onda pela parte central do cilindro do induzido;
  • à medida que a explosão percorre seu caminho pelo cilindro, este entra em contato com o enrolamento, criando um curto-circuito que isola o estator de sua fonte de energia.
  • à medida que se move, o curto-circuito comprime o campo magnético, gerando assim uma intensa onda eletromagnética.
Uma arma deste tipo muito provavelmente afetaria uma região relativamente pequena, nada comparado à magnitude de um ataque PEM nuclear, mas ainda seria capaz de produzir danos consideráveis.