Páginas

Como sobreviver a um acidente de avião?


A boa notícia é que a queda de um avião não significa necessariamente morte certa. Entre 1980 e 2000, 568 aviões norte-americanos caíram e mais de 90% das pessoas envolvidas nos acidentes sobreviveram [fonte: BBC]. Na ocasião de um acidente aéreo, existem atitudes que podem aumentar suas chances de sobrevivência. Manter a calma em meio à desordem e ao pânico é a mais importante delas. Não é fácil, mas aumenta as suas chances. As roupas que você usa, a bagagem que carrega e onde você guarda tudo isso também são alguns fatores que podem ajudar. Algumas pesquisas indicam que o assento que você escolhe também pode ajudar.

Na ocasião de um acidente, existem atitudes que você pode tomar para ter mais chances de sair vivo. A seguir estão cinco dicas que todos deveriam conhecer antes de embarcarem no próximo vôo.

Localizar as saídas de emergência - após embarcar, encontre as duas saídas mais próximas e conte as fileiras entre elas e seu assento. Em caso de escuridão ou fumaça, tateie as poltronas e conte as fileiras até encontrar a saída.

Ficar pronto para o impacto - a posição oficial da FAA em caso de queda pede que você estenda os braços, cruze suas mãos e as apoie na poltrona a sua frente. Depois, você deve encostar sua cabeça nas costas das mãos e pôr seus pés embaixo do assento o máximo que puder. Se não houver nenhum assento na sua frente, incline-se para frente com sua cabeça baixa e abrace seus joelhos. Sempre guarde sua bagagem de mão embaixo da poltrona a sua frente para bloquear a área.

Vestir roupa adequada - vista calças compridas, blusas com mangas e sapatos fechados. Isso ajudará você a se proteger contra vidro, metal e outros materiais.

Orientar sua família - se você estiver com sua família, ensine seus filhos sobre como agir em caso de emergência. Divida com sua esposa a responsabilidade de ajudar seus filhos. É mais fácil para um dos pais ajudar uma só criança do que os dois juntos tentarem manter todos próximos.

Prestar atenção às instruções pré-vôo - isso é particularmente importante, uma vez que cada avião é diferente do outro. Quando as máscaras de oxigênio caírem, coloque a sua antes de tentar ajudar outra pessoa. Se você ficar inconsciente, não terá chance de ajudar seu colega de viagem.




Erros fatais


Muitas mortes decorrentes de acidentes aéreos poderiam ter sido evitadas se as pessoas não cometessem alguns erros fatais. O maior inimigo no cenário de um acidente é o pânico. Manter a razão e o foco farão mais pela sua sobrevivência do que qualquer outra coisa. Pânico é a razão pela qual muitos passageiros ficam incapazes de fazer algo tão simples quanto soltar o cinto de segurança. No calor do momento, lembrar que o cinto do avião é liberado com um puxão não é instintivo. Por essa razão, muitas vítimas de acidentes são encontradas ainda presas aos seus assentos.
Veja a seguir mais algumas dicas que você deve lembrar se o seu avião estiver caindo. ­

- Na ocorrência de fogo, permaneça o mais agachado possível e saia o mais rápido que puder. A fumaça e os vapores de um avião em chamas são altamente tóxicos e têm mais probabilidade de causar a morte do que as chamas.

- A indústria de transportes aéreos indica os primeiros 90 segundos da queda de um avião como o "tempo de ouro". Se você for capaz de permanecer calmo e agir rapidamente nesse espaço de tempo, você tem grandes chances de sair da aeronave.

- Se você conseguir sair inteiro do avião, afaste-se dele o mais rápido que conseguir e tente se proteger de uma provável explosão.

- Pense bem antes de beber, pois consumir álcool tornará seu tempo de resposta mais lento e atrapalhará suas decisões.

- Não importa o quanto você estime certas coisas, nunca tente levar sua bagagem de mão com você durante uma saída de emergência.

- Não infle seu salva-vidas até que você esteja totalmente fora da cabine, pois isso restringirá seus movimentos.