Sua casa, escola ou local de trabalho for em uma região costal, próxima ao mar.
A elevação de sua casa, escola ou local de trabalho for ao nível do mar ou relativamente baixa e com terreno levemente ondulado ou plano. Se não souber a elevação do local, tente descobrir. Algumas autoridades usam a elevação como indicador de aviso.
Existem sinais que indiquem que sua área é propensa a tsunamis (como na foto acima).
Suas autoridades locais têm informações sobre o potencial de tsunamis.
Barreiras naturais como os mangues foram removidos para o desenvolvimento.
A região já foi atingida por tsunamis no passado (pesquise na biblioteca ou no arquivo público). A FEMA tem um síte que permite pesquisa online sobre inundações costais: Mapping Information Platform.
Sua casa, escola ou local de trabaho não são a prova de tsunamis.
Prepare-se antes. Se sua pesquisa indicar risco, prepare um plano de evacuação e um kit de segurança.
Prepare seu kit de segurança: Veja nos Materiais Necessários. Comida, água e um kit de primeiros socorros formam o básico. Mantenha o kit de segurança em um local óbvio, conhecido a todos do edifício, e fácil de acessar durante uma emergência. Pode ajudar deixar uma capa de chuva para cada pessoa perto do kit.
Prepare o plano de evacuação: um plano de evacuação deve estar pronto para ser usado. Ao criar um, pense em sua família, local de trabalho, escola e a comunidade em geral. Se nada estiver sendo feito, tome a iniciativa para fazer o plano de evacuação e insista que as autoridades locais participem. A falta de um plano de evacuação e os avisos locais aumentam as vulnerabilidades de sua comunidade.Estas coisas fazem parte de um bom plano de evacuação:
Discuta com su afamília, vizinhos e colegas de trabalho sobre como fazer a evacuação.
Pratique para ver se todos os membros da comunidade entendem o que fazer durante uma evacuação.
Faça um plano que garanta uma contagem de todos os membros da comunidade. Prepare para assistir as pessoas com necessidades especiais.
Veja se os sinais de aviso e de evacuação são compreendidos pela comunidade - distribua panfletos ou faça palestras para que todos estejam alerta.
Lembre-se de preparar rotas de fuga seguras no caso de um terremoto destruir a infraestrutura de trânsito, bloqueando algumas saídas.
Veja que tipos de abrigos podem existir nas zonas de evacuação; será que é necessário construir estes abrigos?
Preste atenção aos avisos da natureza: eles podem indicar a aproximação de um tsunami. Em alguns casos, podem ser os únicos avisos que vai conseguir, pois as autoridades podem não ter a chance de preparar os procedimentos de aviso e evacuação. Seja responsável e mantenha sua família, amigos e colegas seguros. Os avisos naturais que prenunciam a possibilidade de um tsunami incluem:
Terremoto. Se viver em uma região costal, um terremoto deve iniciar alarme imediato com evacuação.
Pequenos tremores de terra. Mesmo se não houver um terremoto de verdade, tremores de terra fracos podem indicar um terremoto em alto mar.
O Ocenano Índico se afasta da costa do Sri Lanka antes de um tsunami
Uma flutuação rápida em águas costeiras. Se o mar voltar repentinamente (se afastar da costa), este é um aviso de primeira magnitude de que a água vai invadir a terra.
Comportamento dos animais. Esteja atento para animais fugindo anormalmente da área, procurando abrigo ou se agrupando quando normalmente não o fazem.
Avisos da comunidade e do governo. Se as autoridades locais tiverem tempo para dar o aviso, escute. Informe-se antes de como as autoridades irão avisar para que não o ignore ou confunda. Divulgue a informação para sua família, amigos, vizinhos e a comunidade. Se as autoridades tiverem panfletos ou brochuras, peça cópias para distribuir.
Aja. Se um tsunami bater em sua região, reaja imediatamente.
Fuja imediatamente da costa, lagos ou outros corpos de água próximos a costa.
Vá para dentro. Vá para solo mais alto ou até colinas e montanhas. Sempre mova-se para longe da costa.
Suba. Se não puder ir para longe da costa, vá para cima. Apesar de não ser ideal, você pode subir em um edifício alto e resistente. Suba o máximo possível, até o telhado se for o caso.
Suba em uma árvore forte. Como último recurso, se estiver impossibilitado de fugir, encontre uma árvore grande e forte e suba nela. Existe o risco das árvores serem arrastadas pela água, mas esta é uma alternativa somente para quando todas as outras acabarem. Quanto mais forte for a árvore, mais alto pode subir, e mais fortes serão os galhos e grandes suas chances de sobrevivência.
Reaja rapidamente se estiver na água. Se não conseguiu evacuar e estiver na água por alguma razão, estas coisas podem lhe ajudar a sobreviver:
Agarre algo que flutue. Usar um objeto flutuante como uma canoa para lhe manter acima da água. Objetos que flutuam podem estar na água com você.
Abandone seus pertences. Salve sua vida, não seus pertences. Irá perder tempo valioso tentando salvar objetos que podem impedir sua fuga. Pegue seu kit de segurança, algo quente, sua família e fuja imediatamente.
Fique longe pelo menos 12 horas, se não mais. Um tsunami vem em ondas. Podem haver muitas, muitas ondas durando horas e a próxima onda pode ser ainda maior que a última.
Tente se informar com fontes confiáveis. Escute o rádio para se informar. Não confie nos boatos. É melhor esperar que voltar cedo e ser pego por novas ondas.
Espere pelo aviso das autoridades. Elas irão lhe informar se é seguro retornar. Descubra como as autoridades irão dar o aviso. Estradas podem estar danificadas pela onda. Um plano de emergência deve prever rotas alternativas.
Resultado de um tsunami
Concentre-se em sobreviver depois do tsunami. Depois que ele passar, restarão detritos e estruturas destruídas. Podem haver corpos. Suprimentos de água doce podem ter sido salgados, destruídos ou bloqueados. Comida pode não estar disponível. A possibilidade de doenças, estresse pós-traumático, fome, ferimentos vai fazer o período após o tsunami tão perigoso quanto o próprio. Um plano de emergência deve informar como retomar a vida.
-Planeje o abastecimento emergencial de água.
-Abra edificações intactas aos outros. Ajude as pessoas desabrigadas.
-Veja se geradores de energia e suprimentos de gás permitam cozinhar, higiene e reestabelecimento dos serviços básicos de saúde e transporte.
-Abrigos e alimentação de emergência.
-Socorro médico imediato.
-Apagar incêndios.
ai meudeus
ResponderExcluiracordo essa hr pra escrever isso
Excluire tu burro
Excluir