Páginas

Bomba nuclear - tenha seu próprio Little Boy

Quando não existir mais chances contra hordas de zumbis é bom saber fazer seu próprio Little Boy.



Foto: Arte/iG

Há dois tipos básicos de bombas nucleares, chamadas comumemente de bombas atômicas. A bomba de fissão e a bomba de fusão (também conhecida como bomba de hidrogênio).
Uma bomba de fissão é um mecanismo que quebra o núcleo de um átomo de forma descontrolada – a forma controlada é um reator nuclear. Para realizá-la, é preciso arremessar nêutrons contra um átomo (de urânio ou plutônio). No choque, esses átomos são quebrados, gerando dois átomos de menor massa, radiação gama e dois a três nêutrons. Estes novamente colidirão com um átomo (novamente de urânio ou plutônio), gerando mais dois ou três nêutrons e assim por diante. Nesse processo de fissão, o urânio gera em outros dois átomos e perde um pouco de massa, que se transforma em energia pela famosa equação de Einstein (E=mc2).

Quando esse processo acontece sucessivamente ocorre a chamada reação em cadeia, que produz cada vez mais energia. É essa energia associada ao calor e ao aquecimento súbito do ar que dá o poder de destruição da bomba.

O aquecimento do ar é tão rápido (ocorre em alguns microssegundos) que desata uma onda de choque que viaja a uma velocidade maior do que a do som -- ou seja: quem estava perto da bomba morreu antes de ouvir o barulho da sua explosão. Também acontece um aumento de temperatura que chega a milhões de graus Celsius, maior que a temperatura do Sol.

O urânio, no entanto, não pode ser de qualquer tipo. Tem de ser o U235, cujo núcleo é físsil (ou seja, capaz de sustentar uma reação em cadeia) e que representa apenas 0,7% do urânio presente na natureza – a maior parte é U238.

Para fazer uma bomba, é preciso juntar uma quantidade mínima de U235 de forma que a reação em cadeia se sustente sozinha, a chamada massa crítica. No caso do plutônio (Pu239), ele não existe na natureza e é produzido em reatores nucleares.

A quantidade de urânio ou plutônio necessária para uma reação em cadeia depende de diversos fatores, entre eles a forma do material, seu nível de pureza e sua composição. Se colocarmos U235 no formato de uma esfera e ele for enriquecido a mais de 90%, a quantidade necessária será por volta de 15 kg. No caso do Pu239, a massa é de cerca de 5kg. A bomba jogada em Hiroshima, chamada de Little Boy, usava U235; a de Nagasaki, conhecida como Fat Man, Pu239.

Para começar a liberação dos nêutrons e a reação em cadeia foi usado o explosivo TNT. No caso das bombas de fusão nuclear (também chamadas de bombas de hidrogênio), o material usado são diferentes átomos de hidrogênio, deutério (H2) e trítio (H3), que se unem formando um núcleo de Hélio (H4) e liberando um nêutron e energia.

A reação em cadeia que causa a explosão da bomba acontece quando essas uniões de átomos são sucessivas, também em milissegundos. Seu poder de destruição é ainda maior que as de fissão nuclear. Embora essas bombas já tenham sido testadas, elas nunca foram usadas em confrontos reais.

Lembrando sempre, manipular material radioativo sem a devida proteção, mata.

Mas se estamos imaginando um mundo onde você esteja usando esse conhecimento, acredito que você já esteja fodido mesmo..kkk

Então só me resta dizer, boa sorte.

Bomba de Neutrons - Como funciona?

bomba_nuclear
A preocupação em uma guerra não é apenas conquistar o território inimigo a qualquer custo, mas proteger as tropas aliadas e manter as edificações e as armas dos inimigos para que sejam utilizadas posteriormente pelo exercito conquistador ou defensor.
A bomba de nêutron faz muito bem seu dever de casa quando se fala em eliminar, quer dizer, imobilizar o inimigo e preservar os prédios, casas, etc. sendo possível a utilização posterior destes. Então, como funciona a bomba de nêutron, como ela consegue isso?
Bom, a bomba de nêutron é uma bomba nuclear, melhor dizendo, termonuclear, que após uma reação de fusão entre os elementos que compõem a bomba os nêutrons não são absorvidos pela reação, o que permite que eles escapem com uma alta energia, bem como os raios-X que também são gerado nessa fusão nuclear.
re_elem_transuranicos_3
O nêutron, em altíssima energia gerada pela reação nuclear, é mais penetrante que outros tipos de radiação, como a radiação gama, então ela penetra em locais onde possa existir blindagem contra radiações.
A bomba de nêutron só tem ação sobre organismos vivos, o que dão as vantagens citadas acima para o exercito que a tem. Daí você me pergunta: Como assim ela só tem ação em organismos vivos? Como ela sabe o que é vivo e não é? Bom, os nêutrons não sabem o que é vivo ou não, o que acontece é que eles atingem a nível celular, ou seja, eles matam as células, e só têm célula os organismos vivos. Por exemplo, se uma bomba for lançada sobre Brasília, todos os prédios, carros, o Congresso, a Granja do Torto, permanecerão intactos. Porém, todas as pessoas, plantas e animais que lá estiverem, morrerão. Permaneceria intacta, de igual modo, a estrutura do corpo humano que for atingido pelos nêutrons. As pessoas não se desintegrariam ou virariam pó (como alguns poderiam imaginar)(com exceção daquelas que estiverem no epicentro da bomba), o individuo morreria porque todas as suas células estarião mortas, mas o seu corpo permaneceria intacto assim como as edificações do local.
A radiação dos nêutrons são dispersos, isto é, perde sua força, em um raio de 1,7km e desaparecem rapidamente.
O conceito da bomba de nêutron desenvolvido criado em 1958 por Samuel Cohen e testado em 1963, contra a vontade do presidente Kennedy. Em 1978 seu desenvolvimento foi adiado pelo presidente Jimmy Carter mas foi retomado em 1981 pelo presidente Ronald Reagan.
31983
31989

Samuel T. Cohen - Bomba de Neutrons

O cientista Samuel T. Cohen, inventor da bomba de nêutrons, transformada em uma arma capaz de matar pessoas e deixar edifícios intactos, faleceu aos 89 anos de idade.
Morre Samuel Cohen, inventor da bomba de nêutronsSamuel Cohen defendeu sua bomba – fabricada depois de receber o aval do presidente norte-americano Ronald Reagan durante a Guerra Fria e em seguida desmontada – até o fim. A bomba de nêutrons “é a arma mais sã e moral” que há, costumava afirmar.Morre Samuel Cohen, inventor da bomba de nêutrons“É a única arma nuclear da história que faz sentido”, já que quando a guerra termina, o mundo continua intacto”, disse Cohen ao jornal “TheNew York Times”, pouco antes de sua morte.
A bomba emite partículas diminutas que atravessam muros, blindagens e outras barreiras físicas e destróem as células, matando rapidamente os seres vivos. Fonte: G1



Em geral um dispositivo termonuclear pequeno, com corpo de níquel ou cromo, onde os nêutrons gerados na reação de fusão intencionalmente não são absorvidos pelo interior da bomba, mas se permite que escapem.


As emanações de raios-X e de nêutrons de alta energia são seu principal mecanismo destrutivo. Os nêutrons são mais penetrantes que outros tipos de radiação, de tal forma que muitos materiais de proteção que bloqueiam raios gama são pouco eficientes contra eles. As bombas de nêutrons têm ação destrutiva apenas sobre organismos vivos, mantendo, por exemplo, a estrutura de uma cidade intacta. Isso pode representar uma vantagem militar, visto que existe a possibilidade de se eliminar os inimigos e apoderar-se de seus recursos.